Estive refletindo na palavra de Deus no livro de Marcos, capítulo 5 versículos de 25 a 34, texto este que fala a respeito da cura que Jesus operou em uma mulher enferma. Essa mulher encontrava-se numa situação muito difícil, pois sofria de uma hemorragia há doze anos e havia gastado todo seu dinheiro com vários médicos, contudo sem conseguir ver-se livre da doença.
Ao olharmos para o Velho Testamento, o livro de Levítico capítulo 15 trata sobre as Leis que o Senhor deixou a Moisés para serem cumpridas pelo povo de Deus a respeito das imundices do corpo. Entre as impurezas está a menstruação, e assim diz a palavra de Deus:
“Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde” (Levítico 15 versículo 19).
E mais:
“Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação” (Levítico 15 versículo 25).
Imagine o quanto devia sofrer essa pobre mulher durante todos esses anos! Não podia tocar nem ser tocada por seus filhos e marido. Era uma mulher impura e mal vista aos olhos das pessoas, e impossibilitada de ir ao templo louvar ao Senhor.
Apesar de tudo, ao saber dos milagres operados por Jesus Cristo ela não hesitou: saiu da sua casa, enfrentou a multidão de pessoas que cercavam o mestre e, destemidamente o tocou. “Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei” (Marcos 5 versículo 28).
A fé daquela mulher foi maior do que todos seus temores e a curou: “E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.” Aqui é importante nos lembrar que nós por si próprios não conseguimos expressar sentimentos como a fé “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2 versículo 8).
Deus, em sua infinita misericórdia, nos dá de presente a fé. Assim, podemos confiar e esperar nEle. Devemos pedir para que Deus, por meio do seu Espírito Santo, encha nosso coração de fé e derrube as barreiras do inimigo que nos impedem de fazer a vontade do Pai.
Jesus Cristo, ao curar aquela mulher e tantos outros enfermos demonstrou a misericórdia de Deus por aquelas pessoas e a concretização do plano de Deus para seu povo. Deus não muda, ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Sendo assim, as leis do Antigo Testamento eram parte do plano do nosso Pai. Ao usá-las para tutorar seu povo, Deus os encaminha a Jesus.
“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” (Gálatas 3 versículo 13)
“De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.” (Gálatas 3 versículos 24 a 26)