quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ariely Bonatti

De Que sabedoria nós Precisamos


Que sabedoria que precisamos?
I Reis:03:16
 Tipo de sabedoria fundamental: Sabedoria do alto. Sabedoria de Deus. Sabedoria de aplicações praticas para vida.
Sabedoria que não é fruto do acaso, mas fruto de uma busca. Quem necessita deve no mínimo pedir a Deus, diz a Bíblia.  Não é acidente De percurso, mas um projeto ao qual nos dedicamos. Uma pessoa sabia, é porque usa as circunstância da vida em favor do amadurecimento pessoal em direção a sabedoria.
Esse texto fala de um tipo de sabedoria que devemos buscar e colocar em prática, no nosso dia a dia e no nosso relacionamento.
Primeira situação de julgamento que Salomão viveu no recém mandato real. Havia acabado de assumir o trono e aparece duas mulheres para apresentar uma causa:
Uma mata o filho sem querer e na noite troca o filho… “o filho é meu…”, “´é meu…”. “metade pra cada um” – (o que a gente faz com os nossos filhos quando estão brigando por chocolate… A mãe verdadeira abre mão…
A história parece até simples.  Mas uma situação como esta nos tempos de Salomão era muito complicada. Salomão como rei, tinha o poder de cortar o menino ao meio. As mulheres entenderam isso. Elas sabiam que Salomão não estava blefando. Entenderam como uma decisão real.
 Três questões fundamentais de quem esta no projeto pessoal de busca de sabedoria.
1.    UMA SABEDORIA QUE NOS AJUDE A ACOLHER E PARTICIPAR DA VIDA DAS PESSOAS QUE ESTÃO AO NOSSO REDOR.
Lendo você descobre que o primeiro grande ato real na vida de Salomão no reino de Israel, foi julgar a causa de duas prostituas que estavam brigando por causa de uma criança. Não foi uma decisão de Estado.
Primeiro ato do rei Salomão, não foi ato de estado, problema de guerra, não foi uma questão nacional, projeto de desenvolvimento econômico ou social. Mas o primeiro ato foi a participação dele na vida de duas mulheres que estavam lutando no contexto de uma vida íntima de uma família.
A gente é sábio porque as pessoas encontram em nós uma referencia de vida.
Elas tem prazer em trazer pra nos seus problemas, elas compartilham conosco de suas angustias, e no nosso coração, por mais ocupados que somos temos espaço pra elas.
Salomão estava num momento fundamental da história como rei. Talvez houvesse conselheiros, Salomão estava substituindo Davi. Não era fácil pra ele. Mas em meio a todas essas decisões ele encontra tempo para duas prostitutas.
Porque a nossa sabedoria não se manifesta  nos grandes atos de conquista que a gente protagoniza, mas nas pequenas coisas que resolvem a vida de quem está perto de nós. Isso é sabedoria.
Sabedoria, não é você ser o empresário do ano, sabedoria é seu filho poder sentar com você a noite e questionar você sobre questões com ele.
Sabedoria é sua esposa poder contar com 20 minutos da sua agenda para discutir com você  “eu passei o dia todo cuidando de 200 funcionários, tomando decisões, mandei 4 embora e, você vem com esse problema domestico pra mim?”
Sim! Porque cara, foi isso que ela viu em você. O interessante é isso, a gente casa, não porque é lindo.
Os nossos filhos não se impressionam com a nossa força de atuação profissional, e nem com o reconhecimento da sociedade, se a gente não consegue sentar no tapete, brincar e conversar um pouco com ele: “filho como foi seu dia na escola?”
 Tem uma mulher ai que tá com seu filho morto. E tem outra mulher, que tá perdendo o filho vivo. Por mais que o reino tenha questões enormes para tratar, para elas o problema é maior que qualquer guerra.
2.    UMA SABEDORIA QUE NOS AJUDE A DISTINGUIR OS FATOS DOS SENTIMENTOS
Salomão, foi na mosca. Tocou no ponto. Ele ouviu a história, se posicionou em favor do sentimento da mãe verdadeira. Não apostou na argumentação. Não quis restituir fatos,  Salomão não arrastou o assunto preocupado com os detalhes. Ele foi direto no assunto.
O sentimento por trás de uma situação. E só uma mãe teria sentimentos naquela hora pelo filho.
Porque acho que esse é o segredo de relacionamentos saudáveis em nossa geração: MENOS FATOS E MAIS SENTIMENTO.
Exemplo: Caso das nossas esposas.
“Voce ama mais a igreja do que eu!”, “você nunca tem tempo pra mim”. 
Daí eu, homem, defensivo ao extremo, preocupado com a minha auto estima e não com o meu casamento: “Mas eu ontem fiquei com você a manhã inteira”, daí ela me diz: “vai jogar na minha cara não precisa mais!”. “eu não to jogando na sua cara, louca…” (quero dizer, eu num falo isso…) e a gente entra numa discussão sem fim sobre os fatos, quando tudo o que ela estava tentando me dizer é: “eu sinto a sua falta!” Tudo!
A gente se foca na palavra dita e não no motivo pelo qual a pessoa se dispôs a dizer.
Salomão não queria saber de novo a história. A coisa mora no sentimento. Às vezes, melhor do que passar de novo um sermão no filho, é perguntar o que ele esta sentindo, porque ele tá assim…
3.    SABEDORIA QUE DEVOLVA AS PESSOAS UM POUCO DE ESPERANÇA
A nossa sabedoria pode inspirar pessoas a acreditar de novo na vida. Porque depois que Salomão fez o que fez, a Biblia diz que todo o povo ficou sabendo de sua sabedoria e o respeitou muito (versículo 28)
Por que precisamos de uma geração de homens sábios?
ü  Porque o nosso mundo está perdendo o prazer pela vida.
ü  Ninguém mais tem esperança.
Projeto de felicidade pelo uso da razão. Sec 19 o ser humano acreditou em si mesmo. A Ciência estava avançando, a religião perdendo força, o poder da religião estava por um fio na academia de ciências. Houve uma explosão de conhecimento e pesquisa. As pessoas podiam dizer o que sentiam, pensavam e acreditavam sem retaliações…
O ser humano começou a acreditar em si mesmo: “Nós vamos construir um mundo feliz à partir do livre exercício de nossa razão e nosso conhecimento”.
Sabe qual foi o saldo da modernidade?
Entra a pós-modernidade, totalmente voltada para as questões individuais. Ninguem mais acredita no coletivo. “Cada um por si, e Deus, se é que ele existe por todos!”
Essa é a forma da desesperança na nossa geração. Cada um cuida da sua vida. Cada um por si. Se eu puder pegar esse dinheiro e por no meu bolso eu ponho, porque se eu não puser, o outro que vem põe no dele. Se eu não cuidar de mim quem cuida?
Esse é o mundo que a gente vive. Que não confiamos em ninguém.
Que nem na igreja: ver o novo convertido amando a Deus, a Cristo, vem um crente velho e diz: “isso é fogo de palha, isso passa”. Minha vontade é de dizer: meu irmão, fogo de palha é o que eu queria por em você! Quem me dera ter gente apaixonada e com fogo o tempo todo! Pessoas sonhando.
Nós somos uma geração que perdeu os sonhos. Perdeu a capacidade de sonhar. Gente desanimada encontramos aos montes.
E essa pessoa começa a semear esperança onde ela passa! A ponto de outros dizerem eu quero essa vida! Eu desejo isso. E foi isso que Salomão fez na sua geração, ele devolveu as pessoas O SONHO!
VS 28… Acabou o conflito a solução na base da espada. Agora a sabedoria vai reinar.
É POSSIVEL! VOCE SER UM CARA JUSTO, HONESTO, EQUILIBRADO. Mesmo nos dias de hoje. É possível.

Joel Figueira.